SAÚDE

Petrolina reduz números de casos de dengue

Do NE10
Do NE10
Publicado em 05/04/2011 às 14:49

Dados da Secretaria de Saúde de Petrolina apontam para uma redução de 42% no número de casos de dengue no município, com relação ao mesmo período do ano passado. Segundo a gerência de Endemias, até o último dia 26 de março, foram notificados 347 casos suspeitos, sendo que apenas um foi confirmado. Em 2010, neste mesmo período, foram notificados 810 casos e confirmados 204.

"Na verdade, a redução significa um trabalho integrado e sistemático de equipes envolvendo os agentes comunitários de saúde, agentes de endemias e, principalmente, com o apoio da população, que tem se conscientizado cada vez mais sobre os cuidados que deve ter para combater o mosquito da transmissor da dengue", frisa a diretora de Vigilância em em Saúde de Petrolina, Kátia Coutinho.

Mesmo com essa situação mais confortável no controle da doença, a secretaria de Saúde alerta a população no sentido de manter a vigilância e as ações que contribuem para o combate do foco do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. Um número telefônico tem sido disponibilizado (Disque Dengue) para possíveis denúncias de focos, ou até mesmo para tirar dúvidas. Os interessados podem ligar para (87) 3864.0645. Quem preferir também pode usar o endereço eletrônico [email protected].

"O controle e a prevenção devem ser permanentes e mantidos durante todo o ano, para que novas ocorrências da doença não voltem a acontecer. Assim, vamos manter o município longe do mosquito transmissor. Não é porque conseguimos reduzir nossos índices que vamos deixar de combater o Aedes aegypti", explica a secretária de Saúde de Petrolina, Lúcia Giesta.