SAÚDE

Mais agilidade e menos burocracia nos serviços do SUS em Sirinhaém, garante prefeitura

Do NE10
Do NE10
Publicado em 08/04/2011 às 12:20

Sirinhaém, na Zona da Mata Sul de Pernambuco, agora faz o gerenciamento direto dos recursos do Sistema Único de Saúde (SUS), que até então era intermediado pelo governo do Estado. Isso vai permitir que a população realize determinados exames e procedimentos de forma mais simples e rápida.

Até então, os recursos do SUS eram repassados a Sirinhaém pela Secretaria Estadual de Saúde, que determinava para que áreas deveriam ser destinados. A partir deste mês, a verba passou a ser repassada diretamente ao Fundo Municipal de Saúde, que irá organizar desde a atenção básica até os atendimentos de média e alta complexidades.

Isso significa que Sirinhaém conta com a Gestão Ampliada de Saúde, também conhecida como gestão plena. “Com isso é possível trabalhar em conjunto para atender a população, estabelecendo prioridades a partir das necessidades reais”, explica o secretário de Saúde, Bruce Lins.

O processo para quem precisa realizar determinados exames e procedimentos pelo SUS vai ser mais ágil e menos burocrático, pois será feito diretamente na cidade.