PROTESTO

MST bloqueia rodovia durante horas no Agreste

Do NE10
Do NE10
Publicado em 18/04/2011 às 11:22

Aproximadamente 100 integrantes do MST bloquearam a BR-104, km 40, trecho entre o trevo de acesso à Fazenda Nova e o distrito de Lajes, no Agreste de Pernambuco, na manhã dessa segunda-feira (18).

A PRF foi acionada e ao chegar ao local, foi informada que se tratava de uma movimentação nacional, chamada “Abril Vermelho” para lembrar o massacre em Eldorado dos Carajás (PA), que completa 15 anos.

A rodovia foi bloqueada às 7h e liberada às 10h.

OCUPAÇÕES - Nesse domingo (17), integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocuparam mais oito fazendas em municípios pernambucanos. De acordo com o MST, as ocupações dão continuidade às ações da Jornada Nacional de Lutas por Reforma Agrária no Estado e já somam 1.890 famílias acampadas. Ainda segundo o movimento, as ocupações de latifúndios improdutivos no estado continuam nos próximos dias.

JORNADA - A Jornada Nacional de Lutas por Reforma Agrária acontece em todo o Brasil e, de acordo com o MST, seguirá até o final desse mês. Entre as exigências feitas pelo MST, estão:

Assentamento das 100 mil famílias acampadas até o final deste ano e que o governo apresente um plano de metas de assentamentos em áreas desapropriadas até 2014;

Programa de desenvolvimento dos assentamentos, com investimentos públicos, crédito agrícola, habitação rural, educação e saúde;

Medidas para garantir educação nos assentamentos, com a construção de escolas nos assentamentos, um programa de combate ao analfabetismo e políticas para a formação de professores no meio rural.

ÁREAS OCUPADAS - Essa semana, as últimas ocupações feitas por integrantes do MST foram realizadas nos municípios de São Bento do Una, Altinho, Igarassu, Joaquim Nabuco, Itambé, Sertânia, Petrolina, Granito e Inajá.