balanço

MST tem nove áreas ocupadas no Interior de Pernambuco

Do NE10
Do NE10
Publicado em 18/04/2011 às 14:26

Nesse domingo (17), integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocuparam mais oito fazendas em municípios pernambucanos, chegando ao total de nove somente neste mês. De acordo com o MST, essas ocupações dão continuidade às ações da Jornada Nacional de Lutas por Reforma Agrária no Estado e já somam 1.890 famílias acampadas. Ainda segundo o movimento, as ocupações de latifúndios improdutivos no estado continuam nos próximos dias.

A Jornada Nacional de Lutas por Reforma Agrária acontece em todo o Brasil e, de acordo com o MST, seguirá até o final desse mês. Constam na pauta de reivindicações do movimento:

» Assentamento das 100 mil famílias acampadas até o final deste ano e que o governo apresente um plano de metas de assentamentos em áreas desapropriadas até 2014;

» Programa de desenvolvimento dos assentamentos, com investimentos públicos, crédito agrícola, habitação rural, educação e saúde;

» Medidas para garantir educação nos assentamentos, com a construção de escolas nos assentamentos, um programa de combate ao analfabetismo e políticas para a formação de professores no meio rural.

ÁREAS OCUPADAS - Essa semana, as últimas ocupações feitas por integrantes do MST foram realizadas nos municípios de São Bento do Una, Altinho, Igarassu, Joaquim Nabuco, Itambé, Sertânia, Petrolina, Granito e Inajá.