SERVIÇO

Aumenta o número de trotes no Samu de Petrolina

Do NE10
Do NE10
Publicado em 20/04/2011 às 10:26

Somente neste primeiro trimestre de 2011, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Petrolina registrou um acréscimo de 6,56% no número de trotes, com relação ao mesmo período do ano passado.

Entre janeiro e março, foram 8.312 ligações de ocorrências que não passavam de brincadeira. De acordo com informações da prefeitura de Petrolina, as falsas ligações são praticadas muitas vezes por crianças e adolescentes e o pico das chamadas coincide com horários de recreio e saídas das escolas.

"Já identificamos alguns bairros de onde as ligações são feitas com maior frequencia e começamos a trabalhar nestes locais, inclusive, contando com o apoio do Samuzinho, projeto através do qual levamos informações e um pouco do nosso cotidiano para estudantes. Desta foram, eles poderão atuar como agentes multiplicadores destas informações junto à sua família, seu bairro, o meio onde vivem'', explica o coordenador do SAMU em Petrolina, Tiago Acioli.

''A população deve ter plena consciência sobre os prejuízos que os trotes podem causar. São danos que vão desde gastos materiais - devido ao deslocamento das ambulâncias e dos profissionais - até as consequências mais graves, quando uma unidade se desloca para uma falsa ocorrência, um paciente pode estar realmente precisando de uma ambulância, mas ela não se encontra na base do Samu'', frisa a secretária de Saúde de Petrolina, Lúcia Giesta.