CAMPANHA

Vacina contra a gripe é disponibilizada em mais de 50 pontos em Caruaru

Do NE10
Do NE10
Publicado em 25/04/2011 às 8:15
NOTÍCIA
Leitura:

Começa nesta segunda-feira (25) a campanha nacional de vacinação gratuíta contra a gripe. Em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, são disponibilizados mais de 50 pontos onde a vacinação será realizada no período da manhã e tarde.

O Ministério da Saúde enviou para a cidade 19.560 doses da vacina e mais de 20 mil seringas e agulhas. Trezentos profisionais estarão trabalhando na campanha. A vacinação acontece em 43 unidades de Saúde da Família, além de sete Centros de Saúde. Serão montados também pontos de vacinação no Marco Zero da cidade, em frente ao supermercado Açaí, Shopping Difusora, North Shopping Caruaru, Polo Comercial e Delegacia de Polícia Científica da Boa Vista I

Este ano, além dos maiores de 60 anos, crianças entre seis meses e dois anos e também gestantes poderão ser imunizadas contra o vírus da doença. Nesta edição a campanha terá uma novidade também serão imunizados índios e trabalhadores da área de saúde, como médicos, agentes de edemias, enfermeiros e técnicos em enfermagem.

De acordo com Cristina Sette, Secretária de Saúde de Caruaru, a doença pode se apresentar desde uma forma leve e de curta duração, até formas clinicamente graves e complicadas. “Os sintomas, muitas vezes, são semelhantes aos do resfriado, que se caracterizam pelo comprometimento das vias aéreas superiores, com congestão nasal, rinorréia, tosse, rouquidão, febre variável, mal-estar, mialgia e cefaleia. É importante que todos os grupos que estão inseridos nas normas do Ministério da Saúde da campanha deste ano, procurarem um posto de saúde mais próximo de sua residência para se vacinarem”, explica a secretária.

A secretária faz ainda um alerta, a vacina é contraindicada para aqueles que são alérgicos à proteína do ovo. Já Os que têm problemas na produção de anticorpos, devem ouvir a opinão médica antes de serem vacinados.

A campanha contece até o dia 13 de maio.

Mais Lidas