SERVIÇO

Cadastro do voto biométrico chega à zona rural de Caruaru

Do NE10
Do NE10
Publicado em 28/04/2011 às 10:25

A Justiça Eleitoral da 41ª Zona de Pernambuco em Caruaru, Agreste do Estado, começa neste fim de semana, visitas nas zonas rurais do município para a realização da revisão eleitoral e o cadastro biométrico.

As visitas começam nesse sábado (30) e seguem até o dia 12 de novembro. 16 comunidades, onde atualmente existem 77 seções eleitorais, serão contempladas. O objetivo é cadastrar nestes locais 23.529 eleitores e ainda orientá-los sobre as mudanças do voto biométrico.

Com o sistema biométrico a identificação dos eleitores será realizada através da impressão digital. Esse novo sistema já começa a ser utilizado nas eleições  de 2012, por isso a Justiça Eleitoral está realizando um recadastramento para que seja feita a assinatura digital dos eleitores. 

Para participar do recadastramento é necessário apresentar o documento de identidade original, certidão de nascimento e comprovante de residência. Com o novo sistema de identificação, feito por meio das digitais e da foto do eleitor, a Justiça Eleitoral pretende acabar com as possibilidades de uma pessoa votar no lugar da outra.

Esse recadastramento, que será realizado até dezembro deste ano, será o primeiro passo para que os cidadãos possam receber o novo documento único de identificação, chamado registro de identificação civil (RIC), em substituição à carteira de identidade, CPF, Título de Eleitor, entre outros.

Além da zona rural, os moradores da área urbana também podem fazer a atualização no Fórum Eleitoral da cidade que fica na Avenida José Florêncio Filho, bairro Maurício de Nassau. O atendimento acontece das 13h às 19h.

Além de Caruaru, o recadastramento acontecerá em mais cinco cidades em Pernambuco: Aliança Catende, Macaparana, Sanharó e Vicência.