EMPREGO

Intercâmbio leva alunos do IFPE Sertão para Nova Jersey

Do NE10
Do NE10
Publicado em 28/04/2011 às 10:12

Três alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão) estão tendo a oportunidade de constatar, na prática, que para o conhecimento não existem fronteiras.

Desde o início deste mês, eles participam de um estágio na empresa Amazon Network, uma das maiores importadoras das frutas produzidas na região. A experiência é possível através de uma parceria – que já existe há seis anos – entre a instituição de ensino brasileira e a empresa americana.

“É muito positivo esse estágio na medida em que possibilita com que alunos do sertão tenham uma visão muito mais ampla do mercado de trabalho, da logística das áreas  nas quais vão atuar como profissionais. É uma ferramenta de qualificação para um mundo cada vez mais globalizado. O interessante também é que o fato de estar morando longe de casa, em contato com outras culturas, auxilia no crescimento pessoal, são pessoas que lapidam ainda mais seus valores enquanto cidadãos e podem agir de maneira mais efetiva nas transformações sociais”, explica o professor de Agronegócios e assessor de Relações Internacionais do IF Sertão em Petrolina, Geziel Júnior Cruz.

Fazem parte desse estágio, os alunos dos cursos Técnico Subsequente em Agricultura, Taniel Fernandes e Jobson Lucas; além de Felipe Almeida, que é do curso superior de Tecnologia em Horticultura. Todos passaram por um teste de seleção e ficarão um ano e meio em Nova Jersey, EUA.

“A empresa cuida de tudo, desde a retirada de passaporte até o visto. Eles organizam as passagens, alimentação, hospedagem e ainda remuneram os alunos com uma bolsa de estudos. Lá, nossos estudantes podem frequentar uma escola para aprimorar o inglês. Ou seja, os estagiários recebem todas as condições para para ter uma qualidade de vida e de estudos naquele país”, enfatiza o professor.

De acordo com Geziel, em agosto deve sair novo edital para outro processo de seleção. “Os alunos que têm interesse em participar devem se preparar para isso. Para obter o sucesso, sem duvida, tem que ter foco e dedicação. E é importante que comecem a estudar a língua inglesa. No IF temos curso gratuito com uma professora americana, que conseguimos junto à embaixada americana. O aluno deve ter a percepção de que é uma oportunidade única, que o coloca em par de igualdade com profissionais de outros mercados, tanto no exterior quando de outras partes do país”.