ARTE

Museu do Sertão abre as portas para exposição

Do NE10
Do NE10
Publicado em 29/04/2011 às 11:35

A vida e os trabalhos desenvolvidos pelo artesão Zé do Mestre, natural de Salgueiro, estarão expostas a partir desta sexta-feira (29), no Museu do Sertão, situado em Petrolina.

Símbolos da cultura sertaneja como materiais típicos da indumentária do vaqueiro – a exemplo de gibão de couro, guarda-peito, chapéu , perneira, dentre outros – poderão ser vistos através de elementos como fotografia, trilha sonora e exposição de peças. Antes de chegar a Petrolina, o trabalho passou pelos municípios de Serra Talhada, Gravatá e Salgueiro. De acordo com os organizadores, mais de cinco mil pessoas já visitaram a exposição.

“Recebemos esse trabalho com muito entusiasmo. O Museu do Sertão estará de portas abertas para este tipo de evento cultural, trazendo mais visitantes e o que é muito importante: conhecimento relacionado à cultura popular da região. Esperamos que a população prestigie a exposição de Zé do Mestre”, enfatiza o gerente do Museu do Sertão, Tércio Brasileiro.

Nascido José Luiz Barbosa, o artesão e aboiador Zé do Mestre, vive no interior de Salgueiro e ainda hoje é um dos poucos artesãos que confecciona o traje de vaqueiro.