UVA & VINHOS

Potencial do Vale do São Francisco é destaque no Sul do País

Do NE10
Do NE10
Publicado em 29/04/2011 às 16:03

Dessa sexta-feira (29) até o dia 9 de maio, a cidade de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul é palco da Feira Nacional do Vinho (Fenavinho Brasil), que este ano divulga o potencial do Vale do São Francisco, única região do mundo com produção de duas safras e meia de uva por ano.

De acordo com a Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco, no Vale nordestino está implantado o maior polo de fruticultura tropical do Brasil, responsável por mais de 99% da uva exportada pelo país. Cerca de 80% vai para União Européia (48.619 mil Toneladas), 15% para os EUA (9.116 mil Toneladas) e 05% para países da América do Sul, Ásia, Oriente Médio e Canadá (3.038 mil Toneladas). A produção no perímetro irrigado, segundo a Secretaria, é da ordem de 13,3 mil hectares e 7 mil hectares são de áreas não irrigadas, totalizando 20,3 mil hectares plantados.

A vitivinicultura é outro setor importante da economia regional. As sete vinícolas instaladas nos municípios de Lagoa Grande e Santa Maria da Boa Vista, no Sertão de Pernambuco, e Casa Nova, na Bahia, processam cerca de 8 milhões de litros de vinho por ano, o correspondente a 15% daprodução nacional de vinhos finos (Dados da Valexport). A vinicultura na região detém 15% do mercado nacional e emprega diretamente 30 mil pessoas no Vale do São Francisco.