FESTA

Panelas se prepara para a Corrida de Jericos neste domingo

Do NE10
Do NE10
Publicado em 30/04/2011 às 17:30

Em Panelas, no Agreste de Pernambuco, os jericos são personagens importantes da cultura da cidade. Eles recebem tratamento especial o ano inteiro. Esse cuidado fica ainda maior quando se aproxima o primeiro de maio, dia em que é realizado no município um festival todo dedicdo a eles. A festa acontece há 39 anos. Durante o evento os donos dos jericos saem nas ruas com eles fantasiados, participam de competição e até fazem festa em homenagem ao bicho.

Quem participa da corrida, diz que para ganhar o treinamento tem que começar bem antes do dia do evento. “ A gente corre com o animal vários dias, dá ração especial, tudo com carinho que é pra ele correr bastante no dia da corrida.”, diz Valdiz Soares um dos participantes da corrida que acontece neste domingo (1).

Já para aqueles que não querem se esforçar tanto, a preferência é competir no concurso de fantasias. Preparando um dos jericos para o concurso neste domingo (30), a diretora de uma escola em Panelas, Maria Regina, afirma que ele não vai passar despercebido na multidão. “ Fizemos uma fantasia de rei para ele, com direito a tapete vermelho e tudo.” diz Maria Regina.

Além das corridas e o concurso de fantasias, o festival também vai contar com desfile dos cavaleiros e grupos folclóricos e tem até desfiles de blocos e shows. Petrúcio Amorim, a dupla Luís Neto e Davi e banda Magnífico são algumas das atrações da festa este ano. Segundo o direto r de cultura da cidade, o Festival de Jerico é o evento mais importante da cidade. “Durante o festival vários turistas visitam a cidade, por isso as pessoas aqui passam praticamente o ano inteiro se preparando para expor seus trabalhos durante o evento.

Confira a programação:

DIA 1º DE MAIO - Domingo

*07H – Mungunzá do turista (Distribuição de 3 mil quilos de munguzá)

*08H – Celebração da Santa Missa em Ação de Graças ao Trabalhador – local: Igreja Bom Jesus dos Remédios

*09H – Shows Folclóricos - Banda de Pífanos, Bumba-Meu -Boi, Reizado, Bacamarteiros, Maracatu, Regionais Pé-de-Serra e Xaxado

*10H – Concurso de Jericos Fantasiados

*11H – Shows com a banda Forrozão Só Alegria  e Banda Swing Dezcarado

*15:30H – Corrida de Jericos (Feminino)

*16H – Corrida de Jericos (Masculino)

*18H - Premiação

*18:30H – Show com Petrúcio Amirim

*20:30H – Show com Luís Neto e Daví

*22:30H -Show com a Banda Magnifícos