CHUVAS

Carro de som da prefeitura anuncia estado de alerta em Catende

Do NE10
Do NE10
Publicado em 05/05/2011 às 10:00

 

 

Um carro de som da prefeitura de Catende, na Zona da Mata de Pernambuco, está percorrendo nesta quinta-feira (5) as ruas do município para anunciar o estado de alerta na cidade, já que existe o risco de vazamento da barragem de Cupira. Caso isso aconteça o Rio Panelas transbordaria em Belém de Maria e também atingiria os municípios de Catende e Palmares. De acordo com a Defesa Civil, o Rio Panelas e Pirangi subiram cerca de cinco metros com essas chuvas.

A chuva volta a cair em Catende na manhã desta quinta-feira. A cidade já contabiliza mais de 550 pessoas desabrigadas e 900 desalojadas, todos estão sendo levados para quatro abrigos improvisados, no Ginásio Municipal, no Galpão da Usina Catende, na CPC da Usina e ainda na Creche Maria Teresa.

Ainda de acordo com a Defesa Civil, a ponte de ferro que ligava o bairro Matadouro e  o centro da cidade caiu. Além disso, em torno de 20 casas foram completamente destruídas pelas chuvas e pelas quedas de barreiras.

Uma escola da rede estadual e quatro da rede municipal e ainda uma creche foram atingidas pelas fortes chuvas. As aulas na cidade foram paralisadas. Ao todo são sete mil alunos afetados, que não estão indo para as escolas, já que algumas não condições de receber os estudantes e outras estão servindo de abrigo. Além disso, os transportes não estão funcionando devido às péssimas condições das estradas de terra que levam até as zonas rurais e até mesmo ao centro.