CHUVAS

Níveis das barragens de Ipojuca e Bitury em Belo Jardim continuam aumentando

Do NE10
Do NE10
Publicado em 05/05/2011 às 15:55

As chuvas que caíram em Belo Jardim,no Agreste de Pernambuco, nessa quarta-feira (4) e quinta-feira (5) fizeram com que os níveis das barragens de Ipojuca e Bitury subissem. Segundo a Compesa, choveu na cidade nestes dois dias 16,9 mm. O Reservatório do Ipojuca já marca 25cm de água acima do vertedouro e a Barragem do Bitury está com 84% da sua capacidade e não registrou sangramento.

Na madrugada desta quinta-feira as duas barragens aumentaram o volume em 10 cm. Esse aumento acontece por conta das chuvas que caem nas cidades atravessadas pelo Rio Ipojuca, que deságuam nas barragens.

Devido à ultrapassagem da capacidade total da Barragem do Ipojuca, que é de 30 milhões 742 mil e 839 m³, a Defesa Civil do município e a Compesa a monitoram três vezes por dia.

Por enquanto, a cidade de Belo Jardim está sem grandes alagamentos, pois o Rio Bitury, que atravessa a cidade, ainda não transbordou.

Para evitar estragos por causa das chuvas, estão sendo abertas valas na cidade para desviar o curso das águas e desobstruindo os canais nos bairros da Lagoa, Pontilhão e Parque do Bambu. Segundo o Coordenador da Defesa Civil do município, Antônio Carlos Julião, por enquanto, não há motivo para remoção das famílias que estão em áreas ribeirinhas.