OPERAÇÃO

Polícia apreende mais de 5 mil produtos falsificados em Caruaru e Recife

Do NE10
Do NE10
Publicado em 06/05/2011 às 17:07

A Polícia Civil de Pernambuco realizou, na manhã desta sexta-feira (6), uma operação para reprimir o comércio de produtos falsificados no centro do Recife e Caruaru, no Agreste do Estado.

A ação, que contou com mais de 30 policiais coordenados pela Delegacia do Consumidor, resultou na apreensão de mais de 5 mil produtos (óculos, celulares, roupas, bolsas e produtos eletrônicos) que imitavam marcas famosas. Ao todo, oito estabelecimentos foram fiscalizados, sendo seis na Capital pernambucana e dois no interior.

Quatro comerciantes, todos de nacionalidade chinesa, foram detidos e levados para a Delegacia do Consumidor no Recife. Eles responderão pelo crime de fraude ao comércio e poderão ficar presos de seis meses a 2 anos. A lei prevê que seja elaborado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) contra eles, para responderem em liberdade. Ao final das investigações, que devem durar 30 dias, os produtos seguirão para a justiça.

De acordo com o delegado Roberto Wanderley, a operação foi motivada depois de receber várias denúncias de consumidores que teriam comprado os produtos falsos como se fossem legítimos.

"Seis pessoas relataram problemas nos equipamentos com pouco tempo de uso. Em alguns casos, tivemos que solicitar o trabalho da perícia para identificar a legitimidade ou não das mercadorias, tamanha era a semelhança com o produto de marca", explicou o delegado.