SAÚDE

Petrolina intensifica ações no combate à dengue

Do NE10
Do NE10
Publicado em 07/05/2011 às 15:00

Petrolina, no Sertão de Pernambuco, reduziu o número de focos do mosquito transmissor da dengue. A informação é da Secretaria de Saúde do Município que finalizou nessa sexta-feira (6), mais um Levantamento Rápido de Infestação do Aedes Aegypti (LIRA), realizado a cada dois meses, com a proposta de monitorar os bairros da cidade, verificar locais de incidência do mosquito transmissor e direcionar ações de combate à doença.

No levantamento feito esta semana, o índice geral da cidade ficou em 0,9%, considerado de menor risco pelo Ministério da Saúde. 14 bairros, no entanto, apresentaram um índice de infestação predial em torno de 1,5%, considerado de médio risco e é justamente nestes locais que a partir da próxima segunda-feira (9), uma equipe do setor de endemias vai  intensificar as ações de combate a dengue.

Para otimizar o trabalho de combate a doença no município, a secretaria de Saúde de Petrolina disponibiliza, também, uma linha direta (87) 3864.0645, onde a população pode tirar dúvidas sobre a doença, sugerir ações educativas e até mesmo denunciar possíveis criadouros do mosquito.

''Vamos mais uma vez visitar as residências, observando onde estão localizados os focos do mosquito e depósitos que podem servir de criadouro, para eliminar a larva do mosquito utilizando o larvicida'', frisa o gerente de Endemias da secretaria de Saúde de Petrolina, Jailson Araújo.