SAÚDE

Espanhóis realizam pesquisa em Caruaru para saber situação da saúde no Brasil

Do NE10
Do NE10
Publicado em 10/05/2011 às 7:51
NOTÍCIA
Leitura:

Pesquisadores da Catalúnia, Espanha, estarão durante as próximas duas semanas na cidade de Caruaru no Agreste de Pernambuco, realizando uma análise sobre a qualidade do atendimento público de saúde. A pesquisa quer saber o impacto da qualidade de acesso e eficiência do sistema utilizado pelo Brasil.

Além de algumas cidade do Brasil , também serão analisados municípios da Colômbia. Em cada país foram selecionadas quatro redes integradas se serviços de saúde, aplicando critérios que proporcionam atenção ao longo do contínuo assistencial e atendiam a uma população definida, com diferentes níveis socioeconômicos. O projeto conta com a coordenação da Bélgica e da Espanha. As áreas de estudos em Pernambuco serão Recife, Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe e Paulista

A pesquisa está sendo feita através de entrevistas com gestores de saúde de cada cidade e os moradores que utilizaram o serviço de saúde nos últimos três meses, que receberão um questionário em casa sobre as experiências que tiveram quando utilizaram o sistema.

Em Caruaru, o estudo foi iniciado na ultima sexta-feira (6) e está acontecendo nos bairros mais populosos da cidade. Serão pouco mais de 1.200 entrevistados, que vão responder a um questionário com 90 perguntas. O resultado da pesquisa será discutido em academias, e tem como objetivo propor soluções para municípios estudados, para melhorar, se for o caso, o atendimento à população.

Mais Lidas