LITORAL

Vendaval atinge casas, barracas e comércio de Tamandaré

Do NE10
Do NE10
Publicado em 10/05/2011 às 10:53
NOTÍCIA
Leitura:

ATUALIZADA ÀS 12H42

Um vendaval derrubou árvores e destruiu telhados de várias residências em Tamandaré, no Litoral Sul de Pernambuco, durante a tarde dessa segunda-feira (9). De acordo com a prefeitura da cidade, algumas pessoas chegaram a passar mal, mas não houve vítimas fatais.

Segundo a Defesa Civil do município, um tornado teria se formado da praia, passando por dentro da cidade e atingindo algumas barracas da feirinha popular e um supermercado. Ninguém ficou ferido.

No entanto, para o Laboratório Meteorológico de Pernambuco (Lamepe), que analisou os vídeos feitos por moradores da cidade, o fenômeno não pode ser considerado como um tornado e sim uma 'tromba d'água'.

De acordo com o Lamepe, fica clara a diferença no vídeo, já que um tornado forma-se na terra e vai em direção ao continente, diferente do que mostram as imagens.

Em nota oficial, o Lamepe acrescentou. 'As trombas d'água geralmente vêm acompanhadas de ventos fortes e/ou muito fortes, porém não chegam a ultrapassar 80Km/h. Segundo a Escala Beaufort (escala que mede a intensidade dos ventos), os ventos são classificados como muito fortes a partir de aproximadamente 60 Km/h.

De acordo com o escritório regional do Inmet no Recife, nessa segunda foi registrado apenas ventos de 30 km/h naquela região, não se configurando em tornado.

O NE10 conversou nesta manhã com o professor Alexandre Mendes, diretor da Escola de Referência em Ensino Médio de Tamandaré, que falou sobre o susto na entidade.

''Passou forte próximo à escola, mas ninguém ficou ferido. No entanto, foi um enorme susto para todos. Alguns adolescentes chegaram a passar mal, foi muita gritaria. Mas tudo ficou bem'', lembrou ele, acrescentando que há 10 anos mora na cidade e nunca ouviu falar de um fenômeno como esse.

Mais Lidas