SAÚDE

De olho no perigo da proliferação do barbeiro, Salgueiro reativa postos de coletas do inseto

Roseanne de Albuquerque
Roseanne de Albuquerque
Publicado em 11/05/2011 às 12:00

Trinta e dois postos de informações e coletas sobre o barbeiro,principal transmissor da doença de Chagas, foram reativados pela prefeitura de Salgueiro, no Sertão de Pernmabuco. O objetivo é combater a doença através de ações preventivas. Esses postos funcionarão como ponto de coleta dos insetos, que serão encaminhados para identificação e análise técnica na Funasa.

“A participação da comunidade nos programas de controle de endemias deve ser estimulada para que a população assuma parte da responsabilidade na execução dos programas e exija a continuidade das operações profiláticas e melhoria das medidas de vigilância epidemiológica”, defende o diretor de Vigilância em Saúde de Salgueiro, Luciano Pereira.

“A orientação que damos à população é que ao perceber a presença do inseto, deve-se capturá-lo com saco plástico ou luva. Depois, é só entregar ao agente de saúde que o encaminhará para o posto de informação mais próximo”. Completa o diretor.

No trabalho ao combate à doença de Chagas, a prefeitura de Salgueiro realiza , também, trabalhos de conscientização junto às comunidades.