CADASTRO

Número de eleitores que realizaram cadastro biométrico em Caruaru é baixo

Do NE10
Do NE10
Publicado em 11/05/2011 às 11:00

O recadastramento biométrico teve inicío no dia 29 de março deste ano e até a tarde desssa terça-feira (10) apenas 3.189 eleitores compereçam ao Fórum Eleitoral em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, o que representa 1,62% do número total de eleitores da cidade que é de 196.486.

Contando só os dias utéis são 33 dias em que o cadastramento está sendo realizado, o que representa uma média de apenas 96 pessoas cadastradas diariamente, quando a capacidade de atendimento é de 150. Faltando 161 dias úteis para acabar a atualização do título os 100% de eleitores recadastrados tería que ter uma média de 1.200 atendidos por dia.

Para garantir que todas estas pessoas façam o cadastro, a partir de primeiro de julho o número de fichas de atendimento vai passar de 150 para 1.500, com a chegada de mais equipamentos e funcionários. O cadastro biométrico também servirá para transferência e a retirada do título pela primeira vez. No local é feita a assinatura digital dos dez dedos e os registro de uma fotografia digital.

Para realizar o cadastro é preciso comparecer ao Fórum com o título eleitoral, documento de identdade, como RG e ainda comprovante de residência datado entre março e dezembro de 2010.

O recadastramento biométrico será feito até o dia 29 de dezembro deste ano e o eleitor que não participar desse processo perderá o direito de votar nas próximas eleições, pagará multa e não poderá se inscrever em concurso público, pois não estará em dias com a justiça federal.