SAÚDE

Caruaru prorroga campanha de vacinação contra a gripe

Do NE10
Do NE10
Publicado em 12/05/2011 às 15:00

Diferente de outras cidades, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, a campanha de vacinação contra a gripe não vai encerrar nesta sexta-feira (13). A Secretaria de Saúde do município resolveu prorrogar a vacinação para até o dia 20 de maio.

Na cidade, cerca de 70% da público-alvo já foram vacinadas, mas a meta é atingir 85%. Foram vacinados 13.270 idosos, 3.923 crianças e mais de duas mil gestantes. A campanha deste ano é voltada para idosos, gestantes, crianças maior de 6 meses e menor de dois anos, indígenas, além dos trabalhadores da área da saúde, como agentes de endemias, equipes do saúde da família, médicos, enfermeiros e pessoal de recepção, limpeza, segurança e motoristas que trabalham em hospitais, postos e centros de saúde.

Para que ainda não tomou, a vacina está disponível em 43 PSFS do município, além disso, a vacinação acontece também em alguns pontos extras distribuídos na cidade: o Marco Zero,  oSupemercado Açaí, North Shopping, Pólo Comercial e na Delegacia da Polícia Científica no bairro Boa Vista I.

De acordo com Nara Saraiva, Diretora da Vigilância em Saúde, a vacina da gripe desde ano é trivalente. “A vacina é composta por um vírus similar ao da influenza A da Califórnia (H1N1), ao da influenza A do Perth (H3N3) e ao vírus tipo B de Brisbane. O Instituto Butantan é o único fornecedor nacional da vacina que está sendo utilizada nesta campanha. Ela é inativada por formaldeído, apresenta timerosal como conservante, é produzida por crescimento viral em ovos embrionados de galinha, purificada, inativada e ajustada à concentração internacionalmente determinada em normas de produção”, explica.