SAÚDE

Projeto em Caruaru oferece atendimento odontológico a crianças carentes

Do NE10
Do NE10
Publicado em 12/05/2011 às 16:45
NOTÍCIA
Leitura:

Crianças carentes de zero a cinco anos estão recebendo atendimento odontológico gratuito em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. A ação faz parte do projeto “Caruaru sorrindo na 1ª infância”, desenvolvido pela Secretaria de Saúde da cidade.

O objetivo é acompanhar a saúde bucal de meninos e meninas do município. Mais de três mil crianças são atendidas gratuitamente todo o mês. O projeto foi lançado em 2010 e conta com a participação de 35 dentistas que foram capacitados por especialistas da área de Odontopediatria.

O atendimento consiste em obturação de dente, aplicação de flúor, limpeza, além de entrega de kit de higiene bucal de quatro em quatro meses com creme dental e escova para todas as crianças.

De acordo com a coordenadora técnica de saúde bucal da Secretaria de Saúde, Kamila Machado, é importante manter rotinas de higiene bucal para ter um sorriso saudável, como evitar açúcar na medida do possível e escover os dentes após as refeições durante cerca de três minutos utilizando uma pasta fluoretada. “Está provado cientificamente que o flúor reduz cárie em cerca de 25%”, explica ela.

Os atendimentos oferecidos pelo projeto acontecem no Posto de Saúde da Família, no bairro do Salgado.

Mais Lidas