ZONA RURAL

Garanhuns vacina rebanho contra a febre aftosa

Do NE10
Do NE10
Publicado em 20/05/2011 às 15:01

Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, está realizando a primeira etapa da Capanha de vacinação contra  afebre aftosa. Os trabalhos, que tiveram início dia 1º, seguem até o dia 31 desse mês.

A Aftosa é uma doença infecto-contagiosa, que pode contaminar o homem e acarreta prejuízos financeiros ao criador, uma vez que as capacidades fisiológicas de crescimento, engorda e produção de leite, são prejudicadas. O animal afetado apresenta febre alta, pequenas vesículas na mucosa da boca, bem como na laringe, narinas e na pele que circunda os cascos. O rompimento dessas vesículas se transformam em feridas, que fazem o animal mancar.

Doente, o animal também deixa de comer e emagrece rapidamente. A morte de forma aguda, por meio de miocardite, pode ocorrer especialmente em animais novos como os bezerros. Em decorrência dessa gravidade, a obrigatoriedade da vacinação se faz necessária. A Secretaria Municipal de Agricultura está oferecendo suporte aos pecuaristas que necessitarem de pistola para a vacinação do rebanho, além de prestar informações quanto à doença.