OPERAÇÃO

Polícia Militar realiza Operação Sossego no Sertão do Pajeú

Luiz Carlos Fernandes
Luiz Carlos Fernandes
Publicado em 21/05/2011 às 14:22

O 23º Batalhão já está utilizando o decibelímetro (aparelho utilzado para medir volume do som) durante a Operação Sossego em bares, restaurantes e casa de eventos, de Afogados Afogados da Ingazeira, Tabira e no distrito de Lagoa da Cruz em Quixaba, no Sertão de Pernambuco, onde a Polícia Militar realizou reuniões recentemente.

O combate à poluição sonora na região é o principal foco do trabalho do novo comandante, tenente-coronel Antônio Varêda. “Desde o início do meu Comando estamos dando ênfase ao combate a tal contravenção penal, bem como fazendo cumprir outras normas relativas a tais abusos na Lei dos Crimes Ambientais, no Artigo 228 do Código de Trânsito Brasileiro, Art 1º da Lei Estadual nº 12.789, que dispõe sobre ruídos urbanos, poluição sonora e proteção do bem estar e do sossego público”, afirma.

O trabalho preventivo começou na véspera do Carnaval desse ano, quando foram feitas reuniões com comerciantes, para tratar acerca do problema e exortá-los a cumprir as leis sem que fosse preciso a intervenção policial. "Apenas no bairro Sobreira chamei o dono do bar que não participou da reuinião e fazia a seresta, orientei que fosse feita na parte interna com a devida acústica", disse o comandante.

De acordo com levantamento do Batalhão, as reclamações da população em relação a poluição sonora diminuíram consideravelmente, já que cerca de 90% dos donos de estabelecimentos comerciais seguiram as orientações, sem que fosse necessária a realização de intervenção policial.