forró

Caruaru abre dia 4 a festa de São João

do Jornal do Commercio
do Jornal do Commercio
Publicado em 24/05/2011 às 8:00

A Prefeitura de Caruaru, no Agreste, realizou, nessa segunda-feira (23), o lançamento oficial do São João 2011, festa que começa no dia 4 de junho, tendo como principal atração a cantora Elba Ramalho. Também fazem parte da programação nomes como Alcymar Monteiro, Santana e Jorge de Altinho, que é um dos homenageados este ano. Além dele, recebem homenagens o cantor Israel Filho, o sanfoneiro Avenor Lopes e o teatrólogo Vital Santos. Os investimentos chegam a R$ 8 milhões.

Algumas das 300 atrações que fazem parte da programação estiveram presentes ao evento e no final cantaram juntas músicas como Capital do Forró, de Jorge de Altinho, e Feira de Caruaru, de Onildo Almeida, também presente à solenidade.

Serão cinco polos de animação: Estação Ferroviária, Alto do Moura, Arraial do Candeeiro, Polo das quadrilhas e Pátio do Forró Luiz Gonzaga. Na Estação Ferroviária será montada uma cidade cenográfica que lembra as origens de Caruaru. Haverá também sala de reboco, das artes plásticas, sala de adivinhações, hospedaria, salão dos ceramistas, cozinha junina, mercearia, casa dos noivos e forró da terra. No local, também vai funcionar o Polo das Quadrilhas, com arquibancada para mil pessoas, onde acontecem apresentações culturais e concurso de quadrilhas.

No Pátio do Forró Luiz Gonzaga, com capacidade para 40 mil pessoas, acontecem os principais shows. O palco terá 45 metros de comprimento e dois telões de LED. Uma das novidades será a tenda eletrônica vai tocar músicas típicas. No espaço também vão funcionar 29 restaurantes e 160 barracas de comidas típicas. No local onde funcionava a Vila do Forró, demolida pela prefeitura, serão instalados restaurantes.

O Arraial do Candeeiro também fica no Pátio do Forró e se destaca pelo forró pé de serra. Já o Alto do Moura, que tem como pontos fortes a gastronomia e o artesanato, será animado por bandas de pífanos, trios pé de serra, entre outras atrações. A festa terá ainda festival de fogos, festival de bacamarteiros com cerca de 40 grupos, comidas gigantes, que garantem animação em vários bairros da cidade.

"Nosso compromisso é fazer um São João cada vez melhor. Vamos oferecer aos moradores e visitantes a oportunidade de viver a nossa cultura e a nossa tradição", destacou o prefeito José Queiroz.