CULTURA

Festival Nação Cultural movimenta Sertão de Pernambuco

Do NE10
Do NE10
Publicado em 26/05/2011 às 9:16

O Festival Pernambuco Nação Cultural do Sertão Central funciona como uma caravana que vai passando e deixando marcas no fazer cultural de cada localidade, ao mesmo tempo em que também promove a troca de saberes, constrói vitrines para que cada artista apresente sua produção, desenvolva suas ideias, articule seus fazeres e fortaleça sua criação.

No Sertão Central, por exemplo, onde o Nação Cultural acontece até domingo (29), a cidade de São José de Belmonte sempre foi o ponto central do evento. Belmonte, portanto, continua sendo cidade polo, mas divide atenções com Salgueiro, que sediará o primeiro encontro de bandas de garagem do Sertão. Além dessas cidades, as ações culturais passarão também pelos municípios de Cedro, Verdejante, Parnamirim, Terra Nova e Mirandiba.

Os shows acontecem no Palco Pernambuco Nação Cultural, na Praça da Saudade, em Belmonte, nesta quinta (26), sexta (27) e sábado (28), sempre a partir das 21h. O primeiro dia é dedicado ao forró pé de serra e suas variações mais urbanas, com Donizete Batista, Josildo Sá e Maciel Melo. Na sexta, temática romântica seresteira com Tarcys Andrade, Leonardo Sullivan e Adílson Ramos. No sábado, o forró volta a tomar conta de Belmonte, com shows do Coral de Aboio, Irah Caldeira, Flávio José e Os Três do Cariri.

No domingo, ainda tem música em Belmonte, mas desta vez é no palco montado na Pedra do Reino, na Serra do Catolé, há 30km do centro de Belmonte, onde só é possível chegar a cavalo, através de trilhas de motociclistas ou carros off-roads. Os shows começam a partir das 8hs, com Cláudio Rios, Antônio Neto Aboiador, Antônio Dudu e o Forrozão Reino Encantado, de Belmonte.