São João de Caruaru com atrações para todos os gostos

Por Dilson Oliveira
Por Dilson Oliveira
Publicado em 30/05/2011 às 10:09

A festa vai começar. Está quase tudo pronto para o maior e melhor São João do mundo acontecer. As atrações estão contratadas, a estrutura quase toda montada, os trios de forró pé-de-serra afinados e “doidos” pra cair no forró. [Confira a programação]

É o São João de Caruaru que está começando, prometendo muita animação, rela-buxo, aquecendo a economia local, e sem dúvidas, despontando como a melhor época do ano.

A programação da festa foi anunciada e confesso que ainda não consigo entender porque tanto segredo, se a maioria das atrações é a mesma. E com uma divulgação mais antecipada, os caruaruenses ausentes poderiam se programar melhor para visitar a terrinha, e até trazer seus convidados.

É impossível ver o São João de Caruaru sem Amazan, Jorge de Altinho, Alcymar Monteiro, Azulão, Flávio José, Adelmário Coelho, Santana, Israel Filho, Valdir Santos, e tantos outros que têm cadeira cativa na festa.
 
A surpresa mesmo nesta edição é a presença de alguns “ilustres desconhecidos”, que até mesmo os mais autênticos forrozeiros não sabem nem de onde vem.

Quem pode me dizer quem são os Filhos de Victor, Louro e Victor Santos, Ébano Nunes, Cangaia de Jegue, Forró Aprumado, Ítalo e Reno, Fabio Carneirinho, e Gean Mota? Eu pelo menos nunca vi falar nem mesmo em noite de festa, mas estarão aqui.

A bem da verdade é que o nosso São João é uma festa grandiosa até mesmo em número de noites, e que tem espaço para todos, mas muita gente boa, daqui ou mais próximos da gente, ficaram de fora.

E o que dizer de algumas atrações que nada tem com o período junino? A bem da verdade até que dá pra engolir o Zé Ramalho, o Chiclete com Banana e olhe lá o Fagner quando aqui esteve.

Mas, o que virão fazer em Caruaru, Chico César, Amigos Sertanejo, e como se não bastasse agora, Margareth Menezes e Gian e Giovani. Meu Deus, isso tem alguma coisa a ver com o forró? E a justificativa da Fundação de Cultura de Caruaru foi de que a dupla Gian e Giovani foi presente de um empresário, não cola; uma vez que nem todos os presentes que querem nos dar, devemos aceitar.

De uma coisa tenho certeza: no primeiro ano do atual governo a polêmica foi a retirada das bandas de forró estilizados, sob o pretexto de valorização do autêntico forró pé-de-serra. No segundo ano, aos poucos as bandas foram voltando, sob a alegação de que a juventude queria, e agora quem é que quer Gian e Giovani, Margareth Menezes, Chico César e outras dessas figuras por aqui?

Neste ano a Prefeitura de Caruaru tem que dar o braço a torcer, teve que ceder, abrir mão e admitir que as só as bandas de forró estilizado fechando as noite conseguem segurar a juventude e o público até amanhecer o dia.

E isso é o correto. Na Capital do Forró este ano, a festa começa às 18h com as matinês, e só acaba quando o sol raiar. E haja fôlego para tanto forrobodó...

Correto mesmo foi a definição das atrações da noite da véspera de São João. Atrações de peso para forrozeiro nenhum botar defeito. Acertaram ao definir Garota Safada, Jorge de Altinho, Hebert Lucena, Santana e Brasas do Forró.

É nessa noite que Caruaru vai pegar fogo recebendo milhares de turistas que poderão se deleitar com o nosso legítimo forró, muita animação e o calor dos caruaruenses. 

Um bom São João a todos!