SAÚDE

Petrolina imuniza mais de 28 mil pessoas contra a gripe

Do NE10
Do NE10
Publicado em 31/05/2011 às 14:18

Dados da Secretaria de Saúde de Petrolina apontam que mais de 28.800 pessoas se imunizaram contra a gripe durante a 13ª edição da campanha nacional contra a gripe, que durou exatos 25 dias.

A cidade conseguiu imunizar  81% do público-alvo, composto por idosos, gestantes, crianças de seis meses a dois anos, profissionais da área de saúde e indígenas. O foco agora é reforçar para os pais/responsáveis que levaram crianças para a primeira dose, que a imunização só vai estar completa com a administração da segunda dose.

''O ministério da Saúde orienta que a dose deve ser administrada em duas etapas e a segunda deve ser aplicada 30 dias após a primeira, respeitando o prazo mínimo de 21 dias. Lembramos a todas as mães e responsáveis que os menores só estarão imunizados após tomar o reforço, então é muito importante que compareçam as unidades de saúde e que tenham em mãos o cartão de vacinação da criança'' destaca a diretora de Vigilância em Saúde de Petrolina, Kátia Coutinho.

''Podemos considerar que a mobilização foi positiva, só não atingimos o índice de gestantes, mas todos os outros grupos compareceram e, hoje, com a aplicação de apenas uma substância, estão imunizados contra as influenzas H1N1, H3N2 e a influenza B”, frisa a secretária de Saúde de Petrolina, Lúcia Giesta.