DENÚNCIA

Sem ambulância, paciente é levado na carroceria de veículo até hospital

Luiz Carlos Fernandes
Luiz Carlos Fernandes
Publicado em 10/06/2011 às 14:29

Um paciente de 85 anos foi conduzido na carroceria de um veículo modelo Saveiro até o Hospital Regional Emília Câmara (HREC), em Afogados da Ingazeira, Sertão de Pernambuco, nessa quinta-feira (9).

O aposentado Antônio Vitalino Xavier, que sofre com problemas de retenção urinária, pneumonia, o fêmur quebrado, não pode se levantar da cama e por isso foi levado por populares para a unidade de saúde na carroceria do carro, por falta de ambulância no muncípio.

De acordo com a neta do idoso, a estudante Manoela Galdino, a família solicitou uma ambulância a Secretaria Municipal de Saúde para levar seu avô até o Hospital Regional. No entanto, a Secretaria disponibilizou um veículo S-10 para condução do paciente. Diante da inviabilidade da ambulância, familiares da vítima solicitaram a ambulância do HREC, mas também não foram atendidos.

''Como é que pode uma cidade do tamanho de Afogados da Ingazeira não ter uma ambulância para socorrer um paciente? A que ponto chegamos? Onde estão as autoridades pra ver isso?'', indagou Lourdes Galdino, filha do paciente.

A Câmara de Vereadores do municio já aprovou um requerimento solicitando a aquisição de uma ambulância ao Poder Executivo.