PROJETO

Petrolina avalia demanda e prepara Plano Diretor

Do NE10
Do NE10
Publicado em 13/06/2011 às 14:01

As principais demandas para o crescimento organizado dos perímetros dos projetos de irrigação em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, serão levadas em conta no processo de revisão do atual Plano Diretor do município.

Itens como padronização das construções, delimitação de áreas verdes e sociais, traçado de ruas, serão discutidos e implantados no documento que deve orientar a politica de crescimento e desenvolvimento da cidade para os próximos anos.

De acordo com estimativa da prefeitura de Petrolina, nos núcleos irrigados dos projetos Senador Nilo Coelho, Maria Tereza e Bebedouro, residem atualmente uma média de 50 mil pessoas.

''É um passo importante e pioneiro, porque estende o planejamento urbano para a área rural, o que vai possibilitar, desta forma, a melhoria da qualidade de vida dessas comunidades. As áreas irrigadas têm crescido muito nos últimos anos, e nós queremos que tanto a área urbana quanto a rural cresçam de forma organizada. Essa é a importância vital do Plano Diretor'', enfatiza o prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio.

Segundo informações da prefeitura municipal, apesar de abrigarem um número significativo de moradores, os núcleos irrigados ainda não dispõem de uma legislação urbanística específica.

''O planejamento das agrovilas é o grande diferencial desse processo de revisão do Plano Diretor. Vamos iniciar o diálogo com a Codevasf para cumprir o nosso objetivo e tratar os núcleos irrigados  como mini cidades, que para oferecerem melhor qualidade de vida a seus moradores, devem disponibilizar de uma boa infra-estrutura'', destaca o secretário de Planejamento de Petrolina, Geraldo Junior.