SAÚDE

Pernambuco lança 3ª unidade da Organização de Procura de Órgãos

Do NE10
Do NE10
Publicado em 30/06/2011 às 15:06

Começa a funcionar nessa sexta-feira (1º), nas dependências do Hospital Dom Malan/Gestão IMIP Hospitalar, a terceira unidade em Pernambuco da Organização de Procura de Órgãos (OPO), estrutura  ligada ao Ministério da Saúde e que tem como prioridade identificar e captar órgãos para fins de transplante.

No estado, as outras duas unidades estão em Recife e Caruaru. Uma equipe composta por seis profissionais da área de saúde ficará responsável pela condução dos trabalhos.

“Diariamente, a equipe da OPO fará visitas às UTIs e emergências de hospitais públicos e privados de Petrolina para identificar potenciais doadores em morte encefálica e conversar com as suas famílias para o incentivo à doação”, explica a diretora de Atenção à Saúde do HDM, Anaísa Soares.

Instituída através de portaria datada de 2009, a Organização de Procura de Órgãos objetiva fortalecer o sistema Nacional de Transplantes. Esta semana, a dinâmica do funcionamento da unidade em Petrolina foi apresentado para profissionais da área de saúde de hospitais e clínicas de Petrolina.