ARTE

Artenato de Belo Jardim ganha destaque na Fenearte

Do NE10
Do NE10
Publicado em 01/07/2011 às 16:01

O projeto Tareco e Mariola da cidade de Belo Jardim, no Agreste de Pernambuco, está em evidência na XII Fenearte, a Feira Nacional de Negócios do Artesanato, que começou nesta sexta-feira (1º), no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.

O destaque deste ano fica por conta das peças de barro do Distrito Água fria, que ganham status de objetos decorativos, fugindo das tradicionais panelas de barro. Outros ornamentos que estão em evidência são as flores e tapetes feitos de couro de bode do Distrito de Serra do Vento.

De acordo com Flávio Passos, diretor de Cultura, os produtos artesanais de Belo Jardim devem repetir o sucesso do ano passado, quando muitas peças se esgotaram antes mesmo do final do evento. “Todas as nossas peças são exclusivas e de muito bom gosto”, garante.

Uma das novidades é a participação de uma ‘mestre’ do barro do Sítio Rodrigues no roll dos artesãos e a exposição de peças de 'Labirinto', um tipo de renda que, atualmente, só é produzido em Xucuru, outra localidade da zona rural de Belo Jardim.

A exclusividade fica por conta da ‘Fofoca’, artesanato que ganhou esse nome em homenagem à tradicional Festa das Marocas. Feita em tecido, ela ornamenta espelhos, quadros e móveis.

A Fenearte é a maior feira do segmento da América Latina. Nesta edição, ela deve reunir  mostras dos trabalhos brasileiros e de mais 34 países. Ao todo, são mais de 800 lojas espalhadas em uma área de 29 mil metros quadrados que devem movimentar R$ 28 milhões em vendas.