LIVRO

Pesquisador da Univasf participa de publicação internacional

Do NE10
Do NE10
Publicado em 07/07/2011 às 10:26

Os trabalhos de pesquisa  sobre os aspectos sensoriais da carne cozida desenvolvidos pelo professor e pesquisador Rogério Manoel Leme, da Universidade Federal do Vale do São Francisco, têm um capítulo garantido no livro ''Sensory Analysis of Foods of Animal Origin'', uma publicação internacional que reúne estudos de várias partes do mundo, a exemplo da Itália, Estados Unidos, Bélgica, Espanha, dentre outros.

''É uma honra contribuir pela segunda vez com um capítulo de livro que reúne trabalhos de pesquisadores de diversos países e que são referências na área de carnes e derivados, mas é também uma oportunidade de levar o nome do Brasil e da Univasf para além das nossas fronteiras'', frisa o professor Rogério Leme.

A pesquisa do docente, em co-parceria com mais dois professores de universidades brasileiras, aborda sobre aspectos que podem interferir na qualidade da carne, a exemplo do manejo, genética, sistemas de produção dos animais de produção, dentre outros. Fala também sobre aspectos relevantes sobre a produção de derivados da carne.

''É possível elaborar produtos com menor teor de sal e açúcar e mais ricos em ácidos graxos essenciais como ômega 3 e 6. Os alimentos derivados da carne podem ser mais funcionais, quando enriquecidos com antioxidantes naturais e produzidos com menos gorduras saturadas ou até mesmo substituindo a gordura animal pela vegetal'', destaca o pesquisador.