SAÚDE

Petrolina diminui o índice de infestação de dengue

Do NE10
Do NE10
Publicado em 12/07/2011 às 12:00

Petrolina apresenta atualmente baixo risco para ocorrência de uma epidemia de dengue. A informação é da Secretaria de Saúde baseada nos recentes números do Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa), desenvolvido nos primeiros oito dias deste mês. 

A cidade apresentou índice de infestação predial na casa dos 0,8%, considerado de baixo risco pelos parâmetros do Ministério da Saúde. No entanto, alguns bairros da zona oeste da cidade terão ações intensificadas de combate ao mosquito transmissor da doença, uma vez que na última pesquisa apresentaram índice médio de risco, na casa dos 3,1%. São os bairros João de Deus, Jardim São Paulo, Portal da Cidade, Alto da Boa Vista, Jardim Imperial, Ipsep, Jardim São Paulo, Quati e Cosme e Damião. 

“Encontramos um número mais elevado nestas áreas e vamos agir de forma imediata para diminuir esse percentual. Vamos trabalhar juntamente com nossos agentes de combate à Endemias, reconhecendo as áreas mais vulneráveis, aplicando larvicida e conscientizando a população sobre medidas simples que podem ser colocadas em prática para a redução desse número”, explica o gerente de Endemias da secretaria de Saúde de Petrolina, Jailson Araújo. 

Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde do município,  é em cima dos resultados obtidos no LIRAa que as ações de combate a dengue são redirecionadas ou intensificadas. Além dos trabalhos das equipes da área de saúde, a população também pode auxiliar através do disk-dengue (81) 3864-0645. A população pode tirar dúvidas ou denunciar locais que eventualmente funcionem como criadouros do mosquito transmissor da doença.