POSSE

Petrolina terá novo Bispo ainda este ano

Do NE10
Do NE10
Publicado em 29/07/2011 às 9:30

Deve acontecer no dia 01 de Outubro a posse do novo bispo da Diocese de Petrolina, no Sertão de Pernambuco Dom Manoel Reis de Farias, 65, que atualmente está na Diocese de Patos, na Paraíba. O anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira (27), durante missa solene na Catedral de Petrolina, presidida pelo bispo emérito Dom Paulo Cardoso. 

Os detalhes da posse ainda serão definidos. Até lá, Dom Paulo tem a autorização do Papa Bento XVI para fazer a administração apostólica da Diocese de Petrolina. “Quando o Papa acolheu minha renúncia e isso já faz tempo, quase dois anos, ele pediu para que eu ficasse  até nomear o sucessor. Mas mesmo com a nomeação, Dom Manoel só assume quando toma posse. Ele é nomeado, mas ainda não empossado. Nesse período eu administro a Diocese”, enfatiza Dom Paulo Cardoso. “ Ainda esta semana, uma delegação composta por alguns padres deve ir até Patos para dar as boas vindas ao novo bispo e definir com ele a programação de posse”. 

O bispo emérito de Petrolina faz uma avaliação dos 27 anos em que esteve à frente da Diocese do município. “A trajetória não foi muito fácil: antes o clero era reduzido e tinha 14 padres. De imediato, vimos que era urgente investir em duas frentes. A primeira, nas missões populares nas várias paróquias. Outra prioridade foram as vocações religiosas e sacerdotais. Graças a Deus, funcionou. No ano passado tínhamos 50 padres, depois houve o desmembramento da diocese de Salgueiro. Mas todas as conquistas foram feitas em sintonia,  a várias mãos, com o apoio de padres, religiosos e dos fiéis”, analisa. 

Dom Paulo disse que vai auxiliar o novo bispo nesse processo de transição e que, ao menos por enquanto, pretende ficar em Petrolina. “Dom Manoel está chegando agora, ainda vai ter que conhecer a realidade local. Se eu puder, quero colaborar nesse sentido. Também há vários projetos que estão em andamento, a exemplo de algumas iniciativas em parceria com a Alemanha, que desejo auxiliar na condução. Tem também a questão do seminário, onde leciono, pretendo continuar investindo na formação de novos padres”,enfatiza. 

O novo bispo de Petrolina, Dom Manuel Reis, é natural de Orobó, no Sertão de Pernambuco. Está à frente da Diocese de Patos, na Paraíba desde 2001.