INAUGURAÇÃO

Nova secretária de saúde de Caruaru inaugura primeira UPA municipal nesta segunda

Do NE10
Do NE10
Publicado em 01/08/2011 às 11:30

A cidade de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, recebe nesta segunda-feira (1º) a sua primeira Unidade de Pronto Atendimento, UPA, Municipal. A Upa vai funcionar na Policlínica do Vassoural.

No local serão oferecidos atendimentos emergênciais de média complexidade 24 horas. A população vai poder utilizar serviços de pediatria e clínica médica em tempo integral, atendimento ambulatorial nas especialidades de urologia, cardiologia, ultrassonografia, psicologia, fonoaudiologia, otorrino, além da primeira emergência odontológica do interior do Estado e da sala de vacina, curativos e atendimento de enfermagem. A UPA também vai oferecer exames emergenciais.

Duzentos profissionais estarão trabalhando no local, 30 deles durante os plantões. Segundo a Secretaria de Saúde Municipal, 10.500 receberão atendimento por mês.  A Políclinica do Vassoural, onde a UPA foi instalada, foi totalmente reformada. Na obra foram investidos mais de  R$ 800 mil, destes  R$ 480 foram utilizados para a compra de equipamentos. 

A inauguração será uma das primeiras ações da nova secretária de saúde municipal, Maria Aparecida Souza. Aparecida é natural de Caruaru, formada em farmácia bioquímica, pela Universidade Federal de Pernambuco, com especialização pela Fundação Oswaldo Cruz e mestrado em Saúde Pública pela  CNPQAM / FIOCRUZ.

A nova secretária tem mais de 25 anos de expereência com saúde pública, já ocupou cargos cargos de secretária executiva de saúde entre os anos 1997 a 2000, secretária de saúde de Bonito, também no Agreste, diretora do Hospital Regional do Agreste e assessoria  da Secretaria de Saúde do Recife.
Antes de aceitar o convite do prefeito José Queiroz, Maria Aparecida era gerente da IV Gerência regional de Saúde.

A inauguração acontece na manhã desta segunda-feira.