AUDIÊNCIA

Audiência discute questões de recadastramento biométrico em Caruaru

Do NE10
Do NE10
Publicado em 12/08/2011 às 7:30
Será realizada nesta segunda-feira (15), na Câmara Municipal de Caruaru, Agreste de Pernambuco, uma Audiência Pública para debater as questões do voto biométrico na cidade. A solicitação foi do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Durante a audiência, serão abordados vários pontos: como fazer o recadastramento; o que precisa; o motivo de Caruaru está entre os seis municípios entre outros temas. O encontro terá início às 9h, e contará com representantes do TRE, vereadores, eleitores e sociedade em geral.

Caruaru é uma das cidades que terá a partir da próxima eleição o voto biométrico, e por esse motivo cada cidadão deverá fazer o recadastramento do título de eleitor. O prazo se iniciou desde março e segue até dezembro, como a procura estava sendo grande e os atendentes não estavam suportando as demandas, foram ampliados o número de fichas, podendo chegar a 1.200 pessoas a realizarem o processo por dia.

Esse recadastramento será o primeiro passo para que os cidadãos possam receber o novo documento único de identificação, chamado de Registro de Identificação Civil (RIC), em substituição à carteira de identidade, CPF, título de eleitor, entre outros, sem falar nas fraudes que podem ser evitadas, juntamente com a diminuição das filas e uma apuração mais rápida e eficiente das eleições.