ECONOMIA

Laticínio de Surubim vai incrementar bacia leiteira do Agreste

Do NE10
Do NE10
Publicado em 26/08/2011 às 13:00
NOTÍCIA
Leitura:

Os criadores de gado leiteiro do Agreste de Pernambuco, ganham nesta sexta-feira (26) uma boa oportunidade de increnmentar os negócios.  Isso porque a cidade de Surubim, no Agreste do Estado, o laticínio da Cooperativa dos Produtores de Leite de Surubim (COOPLESUR).

A nova unidade tem capacidade inicial de 10 mil litros/dia, podendo chegar a 30 mil litros diários. O objetivo é resgatar a Bacia Leiteira do Agreste Setentrional, que abrange seis municípios, beneficiando cerca de 100 pequenos produtores da Região. A fim de dar impulso para o crescimento do laticínio, a Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária vai assegurar a aquisição de 2304 litros de leite diários para o Programa Leite de Todos, custeado pelo Programa Fome Zero, do Governo Federal, e mais mil litros para a Merenda Escolar, do Governo do Estado. 

A Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (SARA), por meio de convênio firmado com a Ceasa, investiu R$ 350 mil na compra de equipamentos e reestruturação da edificação a fim de concluir a implantação do laticínio, que havia recebido investimento inicial de mesmo valor do Instituto Xingó

“Dessa forma, os produtores terão fôlego para entrar no mercado de forma competitiva, produzindo queijo de coalho, queijo manteiga, iogurte e outros produtos lácteos”, afirma o presidente da Ceasa, Romero Pontual. Ele lembra que com o fechamento da unidade de captação de leite da Cilpe , nos anos 90, a bacia leiteira do Agreste Setentrional entrou em franca decadência.

A inauguração vai contar com a presença do secretário de Agricultura e Reforma Agrária (em exercício),  Aldo Santos, e do presidente da Ceasa, Romero Pontual.

Mais Lidas