SERVIÇO

Fetape reúne dirigentes sindicais em Serra Talhada

Do NE10
Do NE10
Publicado em 31/08/2011 às 15:44

Cinquenta dirigentes sindicais das três regiões pernambucanas estão reunidos em Serra Talhada, no sertão do Estado, para discutir os modelos de desenvolvimento implementados em Pernambuco, visualizando os impactos negativos e positivos desses para a vida dos trabalhadores e trabalhadoras rurais e para o meio ambiente.

O evento é promovido pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Pernambuco (Fetape), por meio de sua Diretoria de Organização e Formação Sindical.

No campo dos impactos negativos, estão sendo destacados, entre outros, os modelos de produção que utilizam os agrotóxicos, gerando problemas de saúde para os trabalhadores e trabalhadoras e contaminando os alimentos e o meio ambiente. No eixo dos grandes e positivos exemplos, está o Programa 1 milhão de Cisternas, que  é uma iniciativa da Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA).

“Com esse trabalho pretendemos promover a consciência dessas pessoas  para a urgência de serem construídas ações  que  fortaleçam os modelos sustentáveis de desenvolvimento, para que sejam valorizados o trabalho de homens e mulheres do campo e o meio ambiente”, explicou o diretor de Organização e Formação Adelson Freitas.

A atividade, que integra o 3º Módulo Estadual de Formação de Educadores e Educadoras em Concepções, Práticas Sindicais e Metodologias, começou nessa terça (30) e segue até sexta-feira (2). No último dia, os participantes farão um intercâmbio com famílias de um assentamento do município.