FISCALIZAÇÃO

PRF apreende mais de 3 toneladas de produtos alimentícios misturados com inseticidas e herbicidas

Do NE10
Do NE10
Publicado em 31/08/2011 às 15:14

A Polícia Rodoviária Federal apreendeu na manhã desta quarta-feira (31) mais de três toneladas de produtos alimentícios e agropecuários transportados irregularmente na BR 232, em Gravatá, agreste pernambucano.

De acordo com a PRF, um caminhão F4000 de placa KGB 4703, conduzido por Sinval Pinto Cordeiro, vindo da cidade de Recife, foi abordado no quilômetro 71, onde foi constatado que o veículo transportava três toneladas e meia de produtos alimentícios misturados com inseticidas, herbicidas e vacinas de uso veterinário. O material sería distribuído em casas comerciais de Caruaru e São Bento do Una.

O primeiro problema encontrado pelos policiais foi o transporte no mesmo compartimento de produtos alimentícios e vacinas com herbicidas e inseticidas, o que é terminantemente proibido por lei, devido ao perigo de contaminação. A segunda irregularidade era a forma inadequada de transporte das vacinas de uso veterinário, no caso, a ausência de câmara refrigerada de 2 a 8º C, item obrigatório pela legislação e que mantém o produto em perfeito estado de conservação quando transportado em veículos.

Ainda segundo a PRF, a empresa transportadora dos produtos, PP Transportes, não possui registro para transporte deste tipo de carga. Todo o material foi recolhido pela Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro) e posteriormente será incinerado. Veja no vídeo: