saúde

Unidade hospitalar é inaugurada em Arcoverde

Do NE10
Do NE10
Publicado em 08/09/2011 às 16:15

Com foco em vítimas de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e acidentes de motocicleta, o Centro de Reabilitação Mens Sana, em parceria com a Fundação Terra, foi inaugurado nesta quinta-feira (8) pelo governador do Estado de Pernambuco, Eduardo Campos, em Arcoverde. A unidade pública beneficiará quatorze cidades do Sertão de Moxotó. O Mens Sana receberá inicialmente R$ 50 mil mensais do Governo do Estado para a sua manutenção.

Em seis meses, quando todos os serviços já estiverem normalizados, a estimativa é que o Estado dobre os recursos e passe a prover integralmente os gastos com o custeio do centro. Todos os atendimentos serão conveniados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) visando beneficiar a população de baixa renda de Arcoverde e dos outros municípios circunvizinhos.

Construído numa área de 835 metros quadrados e estruturado para atender uma média de 60 pessoas por dia, o centro dispõe de equipe médica nas áreas de fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia e terapia ocupacional. O prédio é dividido em dois pisos mais um ginásio terapêutico. No térreo estão os serviços de fisioterapia e reabilitação dos acidentados com seqüelas motoras e neurológicas, entre outras paralisias, e no primeiro andar funciona o posto de saúde onde são realizados atendimentos ambulatoriais, vacinação e consultas odontológicas.

Uma missa de ação de graças foi celebrada em comemoração aos 27 anos da Fundação Terra e a entrega do centro à população. Acompanhado da deputada Ana Arraes, do secretário de Saúde, Antônio Carlos Figueira, e da primeira-dama, Renata Campos, Eduardo assistiu a cerimônia religiosa. Logo depois, visitou as instalações do centro médico.