PROGRAMA

Governador sobe 365 degraus para lançar programa em morro de Caruaru

Carlos Maciel
Carlos Maciel
Publicado em 18/09/2011 às 14:03

ATUALIZADA ÀS 15H44

Os ponteiros do relógio nem marcavam 9h da manhã deste domingo (18), quando o governador de Pernambuco Eduardo Campos, ao lado da primeira-dama Renata Campos e aliados políticos, dava os primeiros passos para subir os 365 degraus da escadaria principal do Morro Bom Jesus, em Caruaru, no Agreste do Estado.

O objetivo da visita do governador à Capital do Forró foi o lançamento do Programa estadual ''Governo Presente'', uma ação que integra diversas Secretarias do Governo no intuito de executar programas e projetos de desenvolvimento social e inclusão produtiva, contribuindo para a redução da desigualdade, violência e criminalidade no local.

“Queremos e vamos devolver ao povo de Caruaru, principalmente aos moradores daqui do Monte Bom Jesus [tiramos a nomenclatura morro], o orgulho de fazer parte desse cartão postal. Além disso, vamos garantir igualdade de oportunidades, promovendo a aproximação da sociedade com o Poder Público”, disse Campos assim que chegou ao topo do Monte, na Capela de Santa Luzia, local onde foi recebido por 40 músicos-mirins da Orquestra Meninos do Morro, ao som das músicas ''Além do Arco-íris'' e ''Luar do Sertão''.

Assim como aconteceu em algumas comunidades do Recife, o governador também quer mudar o cenário de violência que tomou conta do Monte em Caruaru. Só para se ter uma ideia, segundo dados da Polícia Militar, de janeiro a agosto deste ano, 23% dos crimes registrados na cidade foram praticados no Monte ou em seu entorno.

''A gente aqui fica com medo até de falar dos problemas e dos criminosos que andam soltos por aqui'', disse a dona de casa Maria Lúcia.

Para coibir a ação dos criminosos no local, uma ação pontual contará com o trabalho efetivo das polícias Militar e Civil que estarão realizando a Operação Comando Itinerante no Monte, com policiamento 24h.

''A operação consiste np resgate dos valores da comunidade local, visando promover o respeito, a cooperação, a cidadania e tantas outras demandas manifestas pelos meios sociais, minimizando a agressividade e demais violências registradas por aqui”, pontuou o Tenente Coronel Gilmar Araújo, comandante do 4º BPM.

Depois de mais de 2h de discurso, após ouvir espírita, pastor, padre e políticos, Eduardo Campos discursou em um palanque no alto do Monte com vista privilegiada da cidade e encerrou o lançamento, seguindo com a comitiva para a sede do programa instalada na Praça Chico Porto, no centro da cidade.

De lá, o governador viaja para a cidade de Surubim, também no Agreste, para visitar uma área onde será instalada uma fábrica de cimentos e à noite encerra a agenda de domingo, acompanhando a 74ª edição da Vaquejada da cidade.

CURIOSIDADE - Segundo o escritor Nelson Barbalho, na década de 60, o então vereador Aristides Veras decidiu construir a escadaria do Monte com as estações da Via Sacra. Cada família católica de Caruaru patrocinaria um dos 365 degraus. Apesar da ideia não ser ao todo concretizada, a obra prosseguiu e foi inaugurada.