PROGRAMA

Tráfico e violência com dias contados no Monte Bom Jesus, garante polícia

Do NE10
Do NE10
Publicado em 18/09/2011 às 15:22

Contabilizando os altos índices de criminalidade e em sua maioria tendo ligação com o tráfico de drogas no Monte Bom Jesus (antes chamado de Morro) e em seus entornos, as polícias Militar e Civil de Pernambuco assumiram um compromisso com os moradores do local, na manhã deste domingo (18), durante o lançamento do programa estadual “Governo Presente”, em Caruaru, Agreste de Pernambuco.

O evento contou com a participação do governador do Estado Eduardo Campos e a primeira-dama Renata Campos, além do vice-governador João Lyra Neto, o deputado federal Woney Queiroz, secretários estaduais, entre eles as representantes da cidade Laura Gomes e Raquel Lyra, o prefeito de Caruaru José Queiroz e a primeira-dama do município Carminha Queiroz, além do vice-prefeito da cidade, Jorge Gomes, e vereadores da base.

No lançamento, Campos adiantou que esse Programa Governo Presente de Ações Integradas para a Cidadania [primeira unidade do serviço em Caruaru] visa a garantir a igualdade de oportunidades e o acesso da população às ações do Governo, nas áreas de maior vulnerabilidade. Segurança é um dos principais pontos, senão o principal, a ser observado na localidade.

OPERAÇÃO COMANDO ITINERANTE  - As atividades desenvolvidas pelas polícias Civil e Militar terão caráter essencialmente preventivo, inspiradas nos princípios básicos da atenção e do equilíbrio como formas de favorecimento ao desenvolvimento social da coletividade assistida.

Com esta operação as polícias irão ocupar a área com atenção especial, por conta dos índices criminais; irradiar a sensação de segurança e buscar a aproximação com a comunidade; reduzir os índices de criminalidade; promover a justa cidadania através da presença mais efetiva do poder público; e maximizar a atenção aos grupos mais vulneráveis.

Segundo informações do 4º BPM, no Monte funcionará o administrativo da PM e mesmo quando o efetivo precisar se deslocar, ficará um efetivo da Ronda Ostensiva Com Apoio de Motocicletas (Rocam) e do Grupo de Apoio Tático Itinerante (Gati) permanente no local.