Só faltam 7 para o Náutico

Por Eliaquim Oliveira
Por Eliaquim Oliveira
Publicado em 19/09/2011 às 7:47

Dizem que o 7 é número de mentiroso, mas a partir de agora o Náutico tem um jogo da verdade pela frente. O Timbu disputa 14 jogos até o fim da Série B do Brasileirão. Segundo matemáticos, com 65 pontos o acesso à Série A está garantido. Pois bem, o time alvirrubro ocupa a vice-liderança com 44, ou seja, precisa de mais 21 pontos para assegurar uma das vagas. É só vencer sete partidas que o objetivo será alcançado.

Isso quer dizer que o Náutico precisa de um aproveitamento de 50% dos pontos a disputar. Aproveitamento inferior ao atual. O Timbu conquistou 61,1% dos pontos até agora. Em 24 jogos foram 12 vitórias, isto é, metade das partidas disputadas terminou com vitória para os alvirrubros. A torcida tem motivos de sobras para acreditar que o time suba, afinal jogar nos Aflitos tem sido decisivo para a boa campanha. O time está invicto em casa. Em 12 jogos foram 9 vitórias. Sem falar que, das 14 partidas restantes, sete serão diante da torcida. O mesmo número de vitórias que a equipe precisa para retornar à elite.

As chances de o Náutico voltar à Série A, segundo sites especializados, são de 74% (pelo Infobola – www.infobola.com.br), e 67,9% (pelo Chance de Gol – www.chancedegol.com.br). O Sport também está bem cotado, mis terá que suar mais a camisa se quiser subir. Se tivesse vencido o lanterna Duque de Caxias fora de casa estaria no G4, mas tropeçou e segue em 5º com 40 pontos. Precisa de mais 25 pontos (8 vitórias e 1 empate) para garantir uma das vagas. As chances de o leão figurar entre os 4 ao final do campeonato são de 42% pelo infobola e de 54,9% pelo Chance de Gol.

É pegar a calculadora, cruzar os dedos, vestir a camisa e torcer para que Pernambuco volte a ser bem representado na 1ª Divisão, lugar de onde nunca deveria ter saído.