EDUCAÇÃO

Programa educacional reduz em 50% os índices de analfabetismo em Caruaru

Do NE10
Do NE10
Publicado em 21/09/2011 às 15:00

Caruaru, no Agreste de Pernambuco, tem um bom motivo para comemorar, é que o índice de analfabetismo na cidade foi reduzido em 50%. O dado foi divulgado pela Secretaria de Educação do município, que atribuiu a diminuição à implantação de um novo projeto desenvolvido pelo Instituto Alfa e Beto, o IAB.

Ainda de acordo com a Secretaria de Educação da cidade, cerca de 80% dos alunos não sabiam ler ou não tinham fluência mínima na leitura e com a implantação do programa este número caiu para 30%. Atualmente o IAB é responsável pela educação das turmas da educação infantil até o 4º anos, beneficiando, aproximadamente, 17 mil alunos.

O material didático/pedagógico do IAB consiste em livros e materiais lúdicos (fantoches, jogos, atividades artísticas) desenvolvidos especialmente para a alfabetização. Desta forma, as crianças conseguem aprender de forma mais simples e com satisfação. A metodologia pedagógica é voltada ao ensino estruturado, que incluí desde a formulação de programas de ensino, planos de curso, uso de materiais diversificados até a implementação de planos de aula, supervisão, avaliação e recuperação dos alunos. 

Segundo Tony Galvão, secretário de Educação de Caruaru, a implantação do programa IAB fez com que a qualidade da educação de Caruaru atingisse índices extremamente satisfatórios. “ A partir  da implantação da IAB, nossos alunos passaram a assimilar o conteúdo de forma mais eficaz. A comprovação deste êxito está na redução bastante significativa e rápida do índice de analfabetismo", comemora o secretário.