O que virá depois do lançamento do programa Governo Presente no Monte Bom Jesus em Caruaru?

Por Dilson Oliveira
Por Dilson Oliveira
Publicado em 22/09/2011 às 12:22

Em maio passado, falei aqui sobre o antigo projeto de revitalização do Morro Bom Jesus. Naquela época afirmava que o local iria virar um oásis, se tudo prometido saisse do papel.

Começaram a botar em prática. Pelo menos na área da segurança com as Polícias Civil e Militar, instalando suas bases, transferindo seus comandos para o topo do morro, que agora passou a ser chamado de Monte Bom Jesus.

O governador Eduardo Campos esteve na manhã do domingo (17) subindo as escadarias no Monte Bom Jesus, para marcar a data e a presença da polícia no local.

Num dia festivo e cercado por seguranças, é muito fácil,  bonito e prazeroso ter tal iniciativa. Resta saber agora, que o governador e as autoridades foram embora, se a população vai sentir essa mesma segurança, e se terá o direito de apreciar a bela paisagem da cidade lá do alto.

É bom lembrar que não é somente a presença da polícia lá no topo que será sinônimo de segurança para a população, nem tão pouco para os turistas.

Grande parte da violência que reina no local como homicídios e tráfico de drogas acontece nas escadarias e no entorno do Monte e será que a polícia estará presente também nestes locais ?

De nada vai adiantar se não ocorrem ações preventivas de combate enérgico à bandidagem. A polícia “presente por estar presente”, somente para registrar queixas e boletins, e lamentar possíveis fatos, não resolve.

É claro que em nenhum lugar, a presença da polícia consegue inibir em 100% a ação dos bandidos, mas o que se espera é que essa presença ofereça um pouco mais de segurança a população.

E com as Polícias Militar e Civil presentes, cumprindo com o seu papel, é bom lembrar que agora o poder público municipal também deve cumprir com o seu.

Fiquemos então aguardando a relocalização das famílias, a construção de praças e parques, melhor iluminação pública, saneamento básico e uma vida digna a quem ali reside, como foi prometido.

E que os turistas e os caruaruenses assim possam sentir o gostinho de que vale a pena, e é seguro voltar a subir o Monte Bom Jesus.

O projeto continua elaborado, falta “apenas” sair do papel. Aí sim, o povo terá o que comemorar!