POLÍTICA

Caruaru terá 23 vereadores em 2013

Do NE10
Do NE10
Publicado em 23/09/2011 às 7:31

Foi aprovado por unanimidade em votação realizada na Sessão Ordinária dessa quinta-feira (22), o aumento no número de vereadores na Câmara de Vereadores de Caruaru, a partir da próxima Legislatura, que terá início em 2013.

A decisão foi tomada após intenso debate entre os edis, que foram orientados por um parecer do setor Jurídico da Casa, o qual recomendou o aumento de 15 para 23 parlamentares.

O presidente da Casa, Lícius Cavalcanti (PCdoB), levou o texto da Lei a Tribuna e leu o trecho que determina o aumento no número de vereadores, com destaque para o repasse de 5% do duodécimo, que será o mesmo, independente da quantidade de parlamentares.

''O que define essa mudança é a quantidade de pessoas na cidade, hoje temos mais de 300 mil habitantes, com isso, temos que ter os 23 vereadores, não estamos votando por conta própria, não existe alteração na questão financeira'', pontuou.

De acordo com a emenda constitucional nº58, de setembro de 2009, fica acordado que os municípios de todo o Brasil tendem a optar pelo acréscimo ou não no número de vereadores, esse número é estabelecido através da quantidade que cada cidade possui de habitantes. Caruaru, por exemplo, se enquadra entre as cidades que deverão ter um aumento no número entre 21 ou 23 parlamentares por possuir mais de 300 mil habitantes.