ECONOMIA

Petrolina é a cidade que mais empregou no interior do Nordeste nos 8 primeiros meses

Do NE10
Do NE10
Publicado em 23/09/2011 às 14:45

Entre os meses de janeiro a agosto deste ano, 14.121 empregos foram gerados em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. As contratações ajudaram a colocar a cidade como a primeira na geração de empregos no interior do Nordeste, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho. 

Setores como agricultura, construção civil e comércio são apontados como responsáveis pela estatística positiva. “Graças ao dinamismo do empresariado, à economia local que tem se mostrado forte e crescente, temos conseguido mês a mês dados positivos com relação a emprego. Em oito meses ter mais de 14.100 contratações sem dúvida que é um número significativo. Observamos, primeiro, a geração de emprego e renda, e isso leva a um potencial de consumo e melhoria na qualidade de vida das pessoas”, analisa o presidente do Sindicato Lojista de Petrolina (Sindlojas), Joaquim de Castro. “Nesse período o comércio teve 613 contratações. É um dado positivo, principalmente quando a gente vê o contexto atual da economia, quando o governo quer conter o consumo, segurar algumas obras. Mesmo assim, Petrolina conseguiu manter o crescimento”, acrescenta. 

Para o prefeito da cidade sertaneja, Júlio Lóssio, os números são resultados de investimentos desenvolvidos nos mais diversos segmentos.“Petrolina está entre as 20 cidades de porte médio do Brasil, a cidade teve um crescimento de 30% nos últimos dez anos, portanto, é uma cidade que tem muito a oferecer à sua população. O foco é  trabalhar  incansavelmente para investir na geração de emprego na cidade, a exemplo dos cursos de capacitação. Estaremos empenhados também na captação de novas empresas que queiram investir na cidade”, pontua.