MENINGITE

Homem é internado em Caruaru com suspeita de meningite

Do NE10
Do NE10
Publicado em 30/09/2011 às 16:15
NOTÍCIA
Leitura:

Um homem com 47 anos deu entrada na UPA Regional de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, nessa quinta-feira (29), aprensentando sintomas referentes à meningite. O paciente passou pelo Hospital Regional do Agreste e após ser atendido com a suspeita da doença foi imediatamente transferido para a UTI do Hospital Correia Picanço no Recife.

Na manhã desta sexta-feira (30), a Vigilância da Secretaria de Saúde de Caruaru esteve na residência do paciente na zona rural da cidade, para realizar um procedimento denominado quimioprofilaxia aos comunicantes,  que tem como objetivo quebrar a cadeia de transmissão da doença.

A Coordenação de Vigilância em Saúde da IV Geres informa que o protocolo realizado no paciente para confirmar a existência de meningite será fechado no final da tarde desta sexta-feira (30) ou na manhã deste sábado (1).

Doença: A meningite é uma doença que consiste na inflamação das meninges. Pode ser causada, principalmente, por vírus ou bactérias. O quadro das meningites virais se assemelham aos da gripe e resfriados. Entretanto, a bacteriana é  causada principalmente pelos meningococos, pneumococos ou hemófilos é altamente contagiosa e geralmente grave, sendo a doença meningocócica mais séria.
A transmissão se dá pelo contato da saliva ou gotículas de saliva da pessoa doente com os órgãos respiratórios de um indivíduo saudável, levando a bactéria para o sistema circulatório aproximadamente cinco dias após o contágio.

Mais Lidas