SERVIÇO

Compesa amplia abastecimento d'água em Chã Grande

Do NE10
Do NE10
Publicado em 11/10/2011 às 9:00

O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e o secretário de Recursos Hídricos e Energéticos, João Bosco de Almeida, assinaram nessa segunda-feira (10), a ordem de serviço para o início das obras de implantação da nova adutora, que levará para a cidade mais 40 litros de água por segundo a partir do Sistema Amora Grande, localizado em Amaraji.

Serão investidos R$ 900 mil e beneficiadas aproximadamente 20 mil pessoas. Nos últimos anos, os dois mananciais de Chã Grande, as Barragens de Siriquita e Macacos, entraram em colapso no período de verão, comprometendo consideravelmente o abastecimento de água do município.

Com a implantação da adutora, a cidade não dependerá exclusivamente dos dois mananciais, uma vez que a produção de água estará garantida através da Barragem de Amora Grande. Além disso, Chã Grande finalmente ficará livre dos carros-pipa durante os meses de verão.

A água será transportada para Chã Grande através de uma adutora de 4,5 quilômetros de extensão, que será interligada à estação de tratamento da cidade. Com a conclusão das obras, previstas para 180 dias, o município terá um reforço de mais 40 litros de água por segundo. Atualmente, as Barragens de Siriquita e Macacos, juntas, ofertam cerca de 34 l/s.