TRADIÇÃO

Festa da Banana anima Sertão do São Francisco

Do NE10
Do NE10
Publicado em 13/10/2011 às 17:04

 

Agricultores do Projeto de Irrigação Fulgêncio, na Agrovila 15, em Santa Maria da Boa Vista, estarão em festa nesta sexta (14) e sábado (15). Com o apoio da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (Sara) será promovida a Feira da Banana - Febana 2011 que terá exposição de artesanato feito com palha da bananeira, além de seminário, dia de campo e desfile para homenagear o 24º aniversário do Projeto Fulgêncio.

Minicursos, palestras serão promovidas gratuitamente durante a programação. Entre os temas está o monitoramento de resíduos de agrotóxicos em frutas no Vale do São Francisco, segurança do trabalho na agricultura, potenciais produtivos, comercialização da banana e sua importância para sustentabilidade local e controle do Moleque da Bananeira. Os shows de Zezinho da Ema e Forró do Muído animarão as noites da Feira.

O objetivo da festa é mostrar novas técnicas para o cultivo da banana, valorizar a atividade na região, buscar e firmar convênios com instituições interessadas em investir na área. “Nossa meta é chamar a atenção de empresas que tenham a intenção de investir no município, gerando emprego e renda”, conta Ricardo Banana, um dos organizadores do evento.

O Perímetro comporta 47 Agrovilas, localizadas na área rural do município de Santa Maria da Boa Vista, onde moram famílias de produtores responsáveis por cerca de 60% da renda gerada no município. “São oito mil produtores e todos os dias saem das agrovilas entre 25 e 30 caminhões de banana que são vendidas para várias cidades brasileiras, como Recife, Maceió e Belém do Pará”, disse ele.